sábado, 5 de março de 2016

O processo de arteterapia 

Arteterapia Criando Vínculos é o nome do projeto dos encontros de Arteterapia para Mulheres e Arteterapia para Cuidadores. Esta é à base do meu trabalho, lógico que quando estou com um grupo, vou elaborar os encontros de maneira que venham a favorecer cada um os participantes, para que tenham ganhos, por vezes as mudanças são pequenas, e às vezes quase que imperceptíveis, mas elas acontecem. 
A arteterapia e uma nova ciência, e segundo Maciel (2012) é um novo modelo que visa investigar a nossa psique. Busca re estabelecer a “saúde”, usando a arte como elo entre o consciente e o inconsciente. Isso não significa que iremos resolver ou mudar algumas questões, mas sim, que vamos dar ao participante do grupo a possibilidade de olhar com outros olhos o mesmo problema, e conviver com ele, isto é, vamos resignificar as situações nos conscientizando da sua existência.
A arteterapia é catalizadora do nosso equilíbrio, trabalha com vários recursos, envolvendo os aspectos sensório motor, o emocional, a cognição e elaboração, memória e atenção.
O fazer artístico que acontece na arteterapia resgata o sentimento que está esquecido ou que foi negligenciado, ou até reprimido, sendo assim vamos propiciar um autoconhecimento e elevar a autoestima, recuperando a individualidade e singularidade das pessoas.
Eu trabalho com três momentos:
1 a sensibilização que é meu ponto de partida (normalmente uso contos de fadas e outros contos)
2 a produção, que utiliza diferentes recursos artísticos
3 fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário