quinta-feira, 10 de março de 2016

               



Arteterapia por meio dos desenhos e seus recursos


A arteterapia é um processo de autoconhecimento, que busca elevar autoestima e trazer uma melhor qualidade de vida.
Os recursos que usamos nesse processo podem ser diversos, para isso, precisamos conhecer um pouco da especificidade de cada material, e  quem atendemos.
Cada material se presta para atingirmos diferentes objetivos, isso é muito importante,  visto que,  devemos traçar objetivos claros a cada encontro, mas é claro que estes podem ser reformulados ou mesmo transformados,  mediante a questão que a pessoa lhe traz naquele encontro.  
O desenho é um recurso incrível visto que trazemos de forma inconsciente para a folha, por meio de traços, cores e formas, nossos medos, angustias. Da mesma forma que trazemos; contentamento, alegria, satisfação. O desenho pode ser observado também em relação à localização, a intensidade de traçado ou a fragilidade deste.
Desta feita, creio que esta é uma ferramenta muito valiosa, para realizar desenhos podemos nos valer de vários materiais. O lápis grafite, que pode nos trazer a luz e a sombra,  existem vários tipos de lápis, que trazem novas sensações o mais “ duros e os mais macios.” O carvão , tem outro aspecto muito importante podemos observar como a pessoa reage ao borrão , ao não poder corrigir.
As canetinhas hidrocor podem ser as grossas e as finas, elas deslizam no papel, o que dá a sensação de soltura, mas ao mesmo tempo, não há como apagar. Seu uso requer certo conhecimento, ao mesmo tempo em que você pode liberar seus traços, não há como trabalhar com muitas nuance de cores, suas cores são intensas, sendo que algumas possuem transparência, existem algumas com a ponta chanfrada que nos da mais possibilidade de pintar espaços maiores.
O giz de cera, são de fácil manuseio, nos possibilita trabalhar com diferentes tonalidades... Mas ela é opaco, o que traz pouco brilho, mas com ele podemos pintar muitos espaços amplos.
O giz pastel se apresenta tanto seco, como oleoso, cada um deles traz especificidades. O Oleoso tem cores fortes e é viscoso, quando usado parece de fácil manuseio ,mas por vezes apresenta dificuldade para seu uso, pois não se  espalha no papel, necessitando de tranquilidade e empenho no seu uso. Os secos são mais tranquilos de usar, mas por ser composto de partículas, pode borrar o trabalho, trazendo desconforto, a quem o usa.  

Hoje trarei somente estes materiais que podemos usar como recurso de arteterapia junto ao desenho... Podemos também usar tintas, pinturas a dedo, mas isso é outra história que fica para outra vez!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário